
Бориска Колоколa (Boriska Bells)
Cláudio de Pina | CESEM Бориска Колоколa (Boriska Bells) is a hommage to the russian director Andrei Tarkovsky (1932-1986). Boriska is a fictional character from the soviet biographical historical drama Andrei Rublev (1966), a young boy that starts the...
- Tipo: Artigo
- Autor: Cláudio de Pina
- Categoria: Obras e Textos

Yliathim, no original arábico (hilyah) pode ser traduzido por estado, condição, aparência ou forma que limita um corpo. Contact not found
- Tipo: Artigo
- Autor: Marta Domingues
- Categoria: Semana da Composição 2019

Untied scrawls, preenchida de pensamentos desligados, soltos, variados, frases articuladas e gestos simples sucedem-se como rabiscos desatados… Isabel Pires Contact not found
- Tipo: Artigo
- Autor: Isabel Pires
- Categoria: Old is New (concerto 2)

A escrita desta obra deu-se no âmbito do meu mestrado em composição cujo objeto de estudo é a relação da pintura com a composição musical. Neste sentido, a escrita desta obra iniciou-se pelo estímulo visual de uma pintura de Wassily Kandinsky e da...
- Tipo: Artigo
- Autor: Solange Azevedo
- Categoria: Criação, circulação, registo áudio e edição de obras de música portuguesa contemporânea, numa perspetiva reflexiva

Lisboa, em latim Ulyssippo, é a cidade evocada nesta peça para violoncelo, contrabaixo e electrónica. Os áudios da parte de eletrónica foram gravados na cidade de Lisboa e são captações do barulho do rio, das ruas, do vento, das obras, da rádio, do...
- Tipo: Artigo
- Autor: Mariana Ribeiro
- Categoria: Semana da Composição 2021

Esta peça foi escrita tendo como material de base o mesmo material musical das peças 8 miniaturas para violoncelo e piano e 5 miniaturas para violoncelo solo escritas em 1999 e 2000 respectivamente. Desde essa altura que tinha a intenção de escrever...
- Tipo: Artigo
- Autor: Carlos Marecos
- Categoria: Semana da Composição 2016

A peça em questão será “Puis qu’en oubli”, da autoria de Guillaume de Machaut (ca. 1300–1377). A obra original vai sendo gradualmente transfigurada em algo que pouco (ou nada) tem a ver com o seu material de origem, modificando-se, distorcendo-se,...
- Tipo: Artigo
- Autor: João Llano
- Categoria: Old is New (concerto 1)

Tir’d with all these, for restful death I cry
“(…) Tired with all these, from these would I be gone, Save that, to die, I leave my love alone.” (William Shakespeare, Soneto 66) A propósito de Tir'd with all these, for restful death I cry" Tir’d with all these, for restful death i cry, para Flauta,...
- Tipo: Artigo
- Autor: Pedro Latas
- Categoria: Semana da Composição 2019

Tertúlia (2018) é uma obra composta para o Grupo de Música Contemporânea da Universidade de Évora; é uma de dez peças escritas para a respectiva formação anual deste grupo. A peça é uma sequência de várias secções de características diferentes. A...
- Tipo: Artigo
- Autor: Christopher Bochmann
- Categoria: Criação, circulação, registo áudio e edição de obras de música portuguesa contemporânea, numa perspetiva reflexiva

Cláudio de Pina | CESEM The triptych Tentações de Santo Antão (Temptation of Saint Anthony) is an oil painting on wood panels from the XVI century by the Netherlandish painter Hieronymus Bosch (1450-1516). The painting portraits the physical, mental...
- Tipo: Artigo
- Autor: Cláudio de Pina
- Categoria: Obras e Textos

Six Portraits of Pain (versão de 2005)
Notas Dispersas sobre “Six Portraits of Pain” 1. Esta peça tem uma relação com seis textos que escolhi. Não é uma peça programática no sentido habitual do termo (como poderia ser?) mas os textos habitam a obra. Estão escritos na partitura e aos músicos...
- Tipo: Artigo
- Autor: António Pinho Vargas
- Categoria: Orquestras e agrupamentos alargados da ESML

Simos, somos. Creio que perdeu a cabeça. Contact not found
- Tipo: Artigo
- Autor: Eva Aguilar
- Categoria: Semana da Composição 2021

Cinco sensações… Dor. Histeria. Paz. Ansiedade. Liberdade. Todos nós já as vivemos, já as sentimos, já as ouvimos… Individualmente, ou ao mesmo tempo, estas sensações já se apoderaram de nós! E é assim, com estas cinco sensações que devemos ouvir esta...
- Tipo: Artigo
- Autor: Ana Catarina Barros
- Categoria: Semana da Composição 2016

Scintilla possui na sua electrónica o poema de Anne Öhrling Dersèn. Contact not found
- Tipo: Artigo
- Autor: Diogo Batista
- Categoria: Semana da Composição 2021

A peça “Run”, finalizada em 2017, é uma primeira experiência ambos na escrita para a Orquestra Contemporânea da Universidade de Évora e na escrita baseada em material cinematográfico, onde o tema é inspirado no filme “Forrest Gump”. A peça, no formato...
- Tipo: Artigo
- Autor: Pedro Nunes
- Categoria: Semana da Composição 2018

Rumor quase branco: “… rumor branco que em si todos os rumores abrange os mundos todos.” (sic) Este excerto do romance Rumor Branco de Almeida Faria define bem o conceito de branco. É o Tudo: no som, a soma de todas as frequências; na luz, todas as...
- Tipo: Artigo
- Autor: João Caldas
- Categoria: Semana da Composição 2016

This piece wants to give an idea of recalls (richiami) which come from different directions, sometimes getting more intense or overlapping each other. The percussionist is confused and doesn’t know which one to follow, like he is lost in a crossroad...
- Tipo: Artigo
- Autor: Giovanni Zaniol
- Categoria: Semana da Composição 2018

Esta peça, "Refração", constitui um diálogo entre dois intervenientes: o natural, o acústico, e o universo electrónico. Ao longo da mesma, a electrónica interpela as intervenções do oboé, associando-se às mesmas com alturas e timbres análogos aos do...
- Tipo: Artigo
- Autor: Mariana Ribeiro
- Categoria: Semana da Composição 2021

Reflectir Reflectir não é sentir o coração. É resolver o complexo, torná-lo simples. É dar a entender mais do que o que vejo. Pensamento em plena interacção. Reflectir é, porém, meu problema. É um dilema eterno sem fim à vista. Nem sei o que hei-de...
- Tipo: Artigo
- Autor: João Llano
- Categoria: Criação, circulação, registo áudio e edição de obras de música portuguesa contemporânea, numa perspetiva reflexiva

Esta obra musical foi iniciada numa altura em que me preparava para escrever uma série de quartetos. Desse modo, defini à partida que o número “quatro” fosse base do processo composicional, funcionando como um esqueleto deste trio.Assim, “Quéops” é uma...
- Tipo: Artigo
- Autor: Manuel Moreira
- Categoria: Criação, circulação, registo áudio e edição de obras de música portuguesa contemporânea, numa perspetiva reflexiva